Mosaico de Pensamentos e Textos

sexta-feira, fevereiro 02, 2007

Diante dos sofrimentos

Diante dos sofrimentos alheios, algumas pessoas, cheias de boa vontade, procuram consolar seus amigos e conhecidos ao vê-los atravessar situações dolorosas. A boa intenção consegue, em alguns casos, mitigar o sofrimento alheio. Já em muitos outros casos, os amigos constatam, com tristeza, sua própria impotência em consolar aquele que sofre. Não sabem o que fazer.

Mas minha voz interior me diz:
Quando uma pessoa sonha que se encontra numa situação desesperada e seu sonho continua a atormentá-la com um pesadelo após outro, você pode, para ajudá-la, optar por um destes dois caminhos: por um lado, pode falar com ela dentro do seu sonho, procurando consolá-la e até mesmo dizendo-lhe que se trata de um sonho e que ela não deve permitir que esse pesadelo que ela está despertá-la de seu sonho e, então, o pesadelo desaparecerá, bem como o tormento por ele causado. Quando você quer consolar pessoas que vivem "adormecidas" num certo nível de consciência, não lhes pode dar muitas razões para que não sofram. A única solução consiste em despertá-las de seu sono ou, o que é a mesma coisa, em levá-las a superar o nível de consciência em que estão vivendo.

Por outro lado, quando uma pessoa viveu demasiadamente fixa e "adormecida" num certo nível de desenvolvimento, não é fácil para ela despertar repentinamente de seu estado, a menos que tenha, anteriormente, desejado e procurado despertar.

Todos os sofrimentos que recebemos na vida têm um caráter didático. Mas nem todos sabem extrair a lição que a Vida nos pretende fornecer por meio desse sofrimento.

Cada dia da nossa vida é uma oportunidade para aprender e nos preparar para saber entender o agradável e o desagradável, o alegre e o triste, porque tudo isso, em última análise, é para o nosso bem.

Meus amigos
Aconteça o que acontecer estou em paz comigo mesmo.
Aconteça o que acontecer vou meditar sobre a minha postura perante a vida, diante do meu próximo.
Aconteça o que acontecer estarei alerta aos meus sentimentos em relação a minha pessoa e aos outros.
Aconteça o que acontecer estarei em paz com Deus, que me criou e que quer o meu bem.
Aconteça o que acontecer estarei feliz, porque a vida é a melhor escola para que eu possa crescer Aconteça o que acontecer estarei em todos os corações sempre procurando passar alegria, bondade, generosidade e doação.
Aconteça o que acontecer estarei ativa na vida, pois passiva e trancada nada lucrarei, a não ser, a estagnação.
Aconteça o que acontecer vou amar, apoiar, agasalhar, ajudar sempre ao meu próximo Aconteça o que acontecer estarei em paz.

É muito bonito ver e sentir o amor da amizade. É belo e muito agradável sentir-se amigo de alguém que também nos corresponde com sua amizade...E hoje, vejo que, mesmo sem conhecê-los alguns no real tenho amigos mesmo que virtuais que se preocupam comigo de verdade...

(autor desconhecido)