Mosaico de Pensamentos e Textos

sexta-feira, abril 14, 2006

É isso o que você quer?

O que faz uma mulher se apaixonar por um homem a ponto de não conseguir ver mais nada, fazer mais nada, pensar em mais nada, a não ser nele? Bem, várias coisas - dependendo da idade e das circunstâncias.

Quando se é muito jovem (ou já se dobrou o cabo da boa esperança, assim mesmo, em minúscula), beleza é o suficiente; beleza e uma pele bem fininha, sabe como é. Um pouco mais tarde, o charme começa a contar; um pouco mais tarde ainda, a inteligência passa a pesar na balança, mas só quando já é tarde e Inez já está bem morta, é que outros predicados, digamos assim, começam a ter um certo peso, digamos assim de novo.

O caráter, por exemplo; difícil gostar de quem não tem nem um pouco - a não ser quando nenhum dos dois têm. A lealdade também é uma qualidade apreciável - rara, nos dias que correm -, e a solidariedade, saber que se pode contar com ele em qualquer - ou quase qualquer - momento, ah, isso passa a contar, e muito.

Mas o tempo passa e as necessidades mudam; um dia a gente pode acordar pensando que uma das razões que podem despertar uma paixão é a bondade; pode-se imaginar isso aos 20? Claro que não. Sem falar de que às vezes, dependendo das circunstâncias, uma conta bancária pode fazer com que um coração feminino faça tum-tum-tum feito um tambor; é, até isso pode acontecer - e até acontece. Afinal, como dizia Nelson Rodrigues, dinheiro compra tudo, até amor verdadeiro.

Que outras características são importantes numa relação? A delicadeza, a gentileza, podem fazer com que duas pessoas sejam felizes para sempre ou que nunca possam ao menos ouvir o nome do outro. É possível gostar de um homem que em algum momento de algum dia possa ser menos do que a pessoa mais gentil do mundo? A sensibilidade é uma qualidade do mais alto valor, e até um tom de voz pode fazer com que um casamento dê certo ou impedir que qualquer sentimento aconteça.

Ah, como é bom estar apaixonada por um homem que diz que te ama com uma voz linda. E como é importante um homem que fala pouco, que diz que te ama mas não o tempo todo, que dá um tempo, o tempo suficiente para que a gente não se sinta segura demais, que não enjoe daquele homem babando-nos apaixonadamente. Ah, mulher não é fácil. Quer que o homem diga bobagens, mas que também não diga nenhuma bobagem, que consiga se comunicar apenas com um olhar, que não tire os olhos do jornal, mesmo que se esteja desvairadamente louca por ele. Um homem de poucos gestos - poucos mas firmes -, que quando segura sua mão você se esquece do resto do mundo; ah, como é bom estar apaixonada. Ah, mulher não é fácil.

Depois de todo esse discurso, até parece que só se ama pessoas com grandes qualidades; quantas vezes você já perdeu o sono - e os amigos, e os aviões -, por um homem que só de pensar, hoje, dá vontade de sumir pelo ralo? Se a gente pudesse apagar certas pessoas do passado a vida seria bem boa - ah, isso seria. Aliás, se se pudesse ter a certeza de que certas coisas de nossa vida foram apagadas das cabeças dos outros o problema já estaria razoavelmente resolvido.

Danuza Leão