Mosaico de Pensamentos e Textos

sexta-feira, maio 19, 2006

Como receber críticas e não desanimar

Todos nós, em um dado momento de nossas vidas, já recebemos críticas, e por mais que tentemos, é terrível absorvê-las. Até hoje nunca se ouviu dizer que alguém jamais foi criticado, uma vez que as críticas fazem parte do cotidiano, seja elas de ordem profissional ou pessoal.

O que podemos fazer para absorvê-las melhor e ainda transformá-las em motivação?
A principal atitude é controlar nossos sentimentos, como raiva, ansiedade, etc. Toda vez que agirmos por impulso com certeza perderemos nossa razão; portanto, é extremamente importante pensar antes de agir.

Quando as críticas forem de ordem pessoal, como inveja, mágoa, não devemos nos abalar, devemos ignorá-las assim como as críticas feitas por pessoas que não sabem bem sobre o assunto.

É importante também sermos humildes, pois somos seres humanos e passivos de erros. Analisemos as críticas, vejamos os argumentos, admitamos os erros, reorganizemo-nos, e sigamos em frente.

Muitas vezes recebemos críticas de pessoas que não estão nem aí para o nosso crescimento, eis então que surge nosso grande desafio: não podemos enxergar os fatos desta forma, é interessante entendermos em nossas mentes que essas críticas visam o nosso desenvolvimento, que somos capazes de fazer melhor!

(Armando Palomino)