Mosaico de Pensamentos e Textos

quinta-feira, maio 04, 2006

Romantismo

Romance é um estado da mente. Se você tiver o pensamento correto, pode transformar a limpeza do banheiro em algo romântico; se tiver o pensamento errado, pode fazer de uma caminhada sob o luar na praia uma batalha.

Romance tem a ver com coisas pequenas. É muito mais sobre pequenas atitudes - os detalhes de tornar o cotidiano com seu amor um pouco mais especial - do que sobre atitudes extravagantes, caras. (Embora o extravagante certamente tenha seu lugar no repertório do romântico).

Há dois tipos de romance:
- romance obrigatório;
- romance opcional.

Romance obrigatório inclui: Comemorar o aniversário dela (dele); dar um presente no Natal e datas festivas; lembrar do aniversário do seu casamento; lembrar o Dia dos Namorados.

Romance opcional inclui: Tudo o mais. Pequenas surpresas. Grandes surpresas. Jantares à luz de velas. Brindes com champanhe. Escapadas nos fins de semana. Enviar cartões engraçados, cartões românticos, cartões feitos em casa. Fugir das crianças. Exercitar a sua criatividade. Massagens. Datas "surpresas" no meio da semana. Filmes românticos. Cartas de amor.

Por que ser romântico? Por que se importar? Simples...

Isto vai melhorar a qualidade da sua vida.

Romance não é específico de um sexo. Quase todas as idéias desta página aplicam-se igualmente aos homens e às mulheres. Não se esqueça de que bem lá no fundo todos nós queremos a mesma coisa da vida.

Ouça com seus ouvidos, mente e coração. Ouça o significado que há por trás das ações dele (dela). Ouça a mensagem existente atrás das palavras.

Ser romântico ocasionalmente é uma coisa, mas viver uma vida romântica exige consistência de esforço. Ter gestos românticos é aguar as flores do seu relacionamento. Não o deixe murchar.

Romance é a expressão do amor. Não é a mesma coisa que amor, mas é a linguagem do amor.

Reconheça que um único modo de expressão não é o suficiente!
O amor pode - e deve - ser expresso de muitas maneiras. Mas a maioria de nós se acostuma a uma maneira que seja mais
confortável para nós. E embora ela seja familiar a você, torna-se enfadonha para o seu (sua) parceiro(a).

Retome a diversão no seu relacionamento encarando o romance como "Brincadeira de Adulto". Algumas pessoas - especialmente os homens - tendem a ver o romance como uma atividade séria (grave!) e difícil. Nada poderia estar mais longe da verdade!

O verdadeiro romance é fácil porque é simplesmente uma expressão do que já está dentro de você: seus sentimentos de amor, carinho e paixão por seu parceiro. "Não paramos de brincar porque envelhecemos; envelhecemos porque paramos de brincar"(Bernard Shaw).

Entenda a diferença entre uma lembrança e um presente.
- Um presente é algo que você está dando porque deseja que quem vai receber o tenha.
- Uma lembrança é algo que você tem certeza de que quem vai receber deseja.
Há um teste muito simples para determinar se você é romântico o suficiente: basta perguntar a seu parceiro. A resposta é a verdade, quer você aceite ou não.

Preste atenção ao "Efeito Reflexo".
Depois de ter um gesto romântico, há um certo "reflexo" que perdura. Seu parceiro o aprecia mais, é mais gentil com você e é provável que reaja no mesmo tom. Você se sente mais amado, e se acalenta com o sentimento de ter dado algo especial ao ser amado.

Lembre-se: Romance não é barganha!
Você vai perder todo o seu tempo se tiver gestos românticos para fazer barganha em troca de favores ou perdão. Os "acordos não manifestos" a seguir podem ter tido alguma validade no passado, mas atualmente não se aplicam mais:
- Levo você ao cinema e para jantar se você dormir comigo.
- Eu preparo o jantar se você deixar eu te importunar.
- Vou lhe dar flores se me perdoar por eu ser um idiota.

Romance é a expressão do seu amor por aquela pessoa especial. Não é uma moeda de barganhas. Quando você o usa como tal, vulgariza o gesto, desvaloriza seu relacionamento.

(autor desconhecido)