Mosaico de Pensamentos e Textos

sexta-feira, junho 09, 2006

Transforme sua relação com os seus problemas


Obstáculos e problemas são parte da vida. A verdadeira felicidade não surge quando nos livramos de todos os problemas, mas quando mudamos nossa relação com eles, quando vemos nossos problemas como uma fonte potencial de despertar, de oportunidades de se praticar a paciência, e aprender. Provavelmente o principio mais básico da vida espiritual é que nossos problemas são o melhor espaço para a prática do coração aberto.

É claro que alguns desses problemas devem ser solucionados. A maior parte deles, no entanto, são criados por nós mesmos pela nossa luta para tornar nossa vida diferente do que ela realmente é. A paz interior pode ser alcançada pelo entendimento e aceitação das inevitáveis contradições da vida – a dor e o prazer, o sucesso e o fracasso, alegria e tristeza, nascimentos e mortes. Os problemas podem nos ensinar a sermos graciosos, humildes e pacientes.

Segundo a tradição budista, as dificuldades são tão importantes para o crescimento e a paz que existe uma prece tibetana que efetivamente roga por elas. Ela diz: Faça com que me sejam dadas dificuldades apropriadas e sofrimentos em minha jornada para que meu coração possa ser verdadeiramente despertado e minha prática de liberação de compaixão universal possa ser, de fato, alcançada. Eles sentem que quando a vida é muito fácil, surgem poucas oportunidades para o verdadeiro crescimento.

Eu não exageraria ao ponto de recomendar que você procurasse problemas. Sugiro, no entanto, que fuja menos de seus problemas e se esquive menos – e os aceite mais como parte inevitável, natural e até importante da vida. Você logo descobrirá que a vida pode ter muito mais de dança do que de batalha. Esta filosofia de aceitação é a raiz da atitude de se deixar levar pelo fluxo das coisas.

(Richard Calson)