Mosaico de Pensamentos e Textos

quinta-feira, fevereiro 15, 2007

Desenvolva sua complacência

“Nada ajuda a desenvolver mais nossa perspectiva da vida do que aprender a ter compaixão pelos outros. A compaixão é um sentimento simpático. Ela implica na vontade de nos colocarmos no lugar dos outros, de tirarmos os olhos de nós mesmos e imaginarmos o que é viver as dificuldades alheias, bem como, simultaneamente, sentir amor por essas pessoas. É reconhecer que os problemas dos outros, sua dor e frustrações, são tão reais quanto os nossos – muitas vezes até piores. Ao reconhecer este fato e oferecer alguma ajuda, abrimos nossos corações e ampliamos nosso senso de gratidão.

A compaixão é algo que pode ser desenvolvido com a prática. Envolve, basicamente, duas coisas: intenção e ação. Intenção significa simplesmente abrir seu coração a outras pessoas; você desloca a noção de que e quem importa, de você para os outros. Ação é simplesmente o que faço com isso. Você pode doar dinheiro ou tempo (ou ambos) regularmente para uma causa que lhe seja cara. Ou, talvez, oferecer um belo sorriso e um alô sincero às pessoas que você encontra na rua, Não é importante o que você faça apenas que faça algo, Como Madre Tereza dizia: Não podemos fazer grandes coisas nesta terra. Tudo o que podemos fazer são pequenas coisas com muito amor.

A compaixão desenvolve nosso senso de gratidão ao desviar nossa atenção das pequenas coisas que aprendemos a levar tão a sério. Quando você gasta seu tempo, com regularidade refletindo sobre o milagre da vida, o Dom da visão, do amor, e todo o resto, isto pode ajudá-lo a lembrar de que muitas das coisas que você julga importantes são na verdade copos d’água que você está transformando em tempestades.”

(extraído do livro “Não faça tempestade em copo d’água...” de Richard Calson)