Mosaico de Pensamentos e Textos

domingo, fevereiro 11, 2007

Fique atento ao efeito bola de neve do seu pensamento

“Uma técnica eficaz de se atingir a paz interior é observar atentamente com que rapidez um pensamento negativo e inseguro foge ao seu controle, formando uma incontrolável espiral. Você já reparou alguma vez como se sente tenso quando se deixa envolver pelos seus pensamentos?

Já reparou que quanto mais absorvido pelos detalhes que o aborrecem você pior se sente? Um pensamento conduz a outro, e a outro ainda, até que, num determinado estágio, você se torna incrivelmente agitado.

Você pode, por exemplo, acordar no meio da noite e lembrar-se de um telefonema que precisa ser dado no dia seguinte. Então, em vez de se sentir aliviado por ter sido alertado para uma obrigação tão importante, você começa a pensar em todo o restante do que precisa ser feito no dia seguinte. Você se pega ensaiando uma provável conversa com seu patrão, e, com isso, se sente ainda mais chateado. Logo, logo, você está pensando com seus botões: Não posso acreditar que eu seja tão ocupado. Tenho que dar uns 50 telefonemas por dia. Que tipo de vida é esta afinal? E por aí você vai até começar a sentir pena de si mesmo. Para algumas pessoas, este tipo de crise de pensamentos tem duração ilimitada. Já ouvi relatos de clientes que gastaram muitos de seus dias e noites inteirinhos com ensaios mentais deste tipo. É desnecessário dizer que o sentimento de paz é impossível para alguém com a mente repleta de preocupações e aborrecimentos.

A solução é prestar atenção ao que está acontecendo em sua mente antes desses pensamentos começarem a formar sua onda negativa. Quanto mais rápido você se perceber construindo a bola-de-neve mental, mais fácil será interrompê-la. No exemplo que estou sugerindo, você pode perceber sua bola-de-neve de pensamentos ao repassar a lista do que tem para fazer no dia seguinte. Então, em vez de ficar obcecado com o que tem para fazer no dia vindouro sugiro que diga para si mesmo: Aí vou eu, de novo e, conscientemente, corte o mal pela raiz. Pare seu trem de pensamentos antes que ele tenha a chance de sair disparado. Procure concentrar, não pensando em como está atolado, mas como está feliz por Ter lembrado do telefonema que tem que ser dado. Se for no meio da noite, escreva isso num pedaço de papel e volte a dormir. Você pode até cogitar deixar sempre papel e caneta perto da cama, prevendo tais momentos.

Você pode ser uma pessoa realmente muito ocupada, mas lembre-se de que encher sua mente de pensamentos a respeito do excesso de ocupação, só serve para exacerbar o problema, fazendo com que se sinta ainda mais estressado do que está.

Experimente este pequeno exercício a próxima vez que ficar obcecado com sua agenda. Ficará surpreso em como pode ser eficaz.”

(extraído do livro “Não faça tempestade em copo d’água...” de Richard Calson)