Mosaico de Pensamentos e Textos

sexta-feira, janeiro 21, 2005

A Mudança

A mudança em nossa vida é inevitável.

Ninguém discutiria a respeito de algo tão óbvio, contudo, quase sempre ficamos surpresos quando ela ocorre. Às vezes chega menos suave.

Uma realidade explodindo como um canhão, despedaçando nosso mundo cuidadosamente ordenado em microssegundos.

Sem dúvida, resistir à mudança é muito humano.

A resistência teimosa, a ponto de dizer: “Eu já tomei a minha decisão, não me confunda com novidades” está fundamentada no medo do desconhecido e tem causado muito sofrimento. Travam-se verdadeiras guerras em todas as áreas da vida humana quando as crenças do passado são desafiadas por mudanças no presente.

Para aqueles que temem a mudança, a evolução é inimiga, mas para aqueles que respondem conscientemente ao ritmo constante da evolução, é a essência da vida convocando-nos a nos tornar tudo aquilo que podemos ser.

Ela estimula nossos desejos. Ela nos torna descontentes com as injustiças, a doença, a poluição e a guerra.
Ela planta em nossos corações uma certeza de que a vida não precisa ser como é. A evolução desperta encoraja e nos arremessa para a mudança.

Mudança é desafio.

Mudar alivia, frustra, ameaça, entristece. Acima de tudo, obriga-nos a crescer.

Mudar é desafiar as ilusões a respeito de nós mesmos e dos outros.

Quando apenas suportamos a mudança com estoicismo ou protestamos contra ela em altos brados, não aprendemos nada e adiamos o inevitável.

Contudo, quando aceitamos a mudança, ela catalisa a nossa vida, amplia o nosso conhecimento e faz com que a nossa perspectiva passe do medo à afirmação da vida. Isso porque vida significa mudança.

(Texto baseado no livro “As sete etapas de uma Transformação Consciente”, de Gloria D. Karpinski)