Mosaico de Pensamentos e Textos

sábado, fevereiro 17, 2007

Não interrompa os outros ou complete suas frases

“Foi somente há alguns anos que percebi com que freqüência costumo interromper os outros ou completar suas frases. Logo em seguida compreendi como este hábito é destrutivo, não só com relação ao respeito e amor que os outros me dedicam, mas devido à enorme quantidade de energia que se gasta na tentativa de estar sempre na frente! Pense nisso por alguns minutos.

Quando você apressa alguém, ou o interrompe, ou termina a frase por ele ou por ela, tem que prestar atenção para não perder o fio de seus próprios pensamentos, assim como o da pessoa que você está interrompendo.

Essa tendência (que, por sinal, é muito comum em pessoas ocupadas), incentiva as pessoas envolvidas numa conversação a acelerarem suas falas e pensamentos. Isso, por sua vez, as torna a um tempo nervosas, irritáveis e aborrecidas. É completamente exaustivo. É também motivo para uma série de discussões, porque se existe uma coisa que quase todo mundo não gosta, é ter um interlocutor que não está prestando atenção ao que se está dizendo. E como você pode estar realmente prestando atenção ao que alguém está dizendo, se está empenhado em falar por esta pessoa ?

Tão logo você se perceba interrompendo os outros, perceberá, igualmente que esta tendência insidiosa nada mais é do que um hábito inocente que se tornou imperceptível para você. Isto é uma boa noticia porque significa que tudo o que você precisa fazer para se livrar dele é começar a se controlar, toda a vez que esquecer. Tente se lembrar (se possível, antes de começar uma conversa), que deve ser paciente e esperar. Diga a si mesmo que vai deixar a outra pessoa terminar de falar, antes de aproveitar a sua vez. As pessoas com que você se comunica se sentirão muito mais a vontade quando se sentirem ouvidas e entendidas. Você também perceberá como se sentirá mais calmo, assim que parar de interromper os outros. Seu coração e pulsações desacelerarão, e você começará a aproveitar suas conversas, em vez de apressá-las. Esse é um caminho fácil de se tornar uma pessoa mais calma e amorosa.”

(extraído do livro “Não faça tempestade em copo d’água...” de Richard Calson)