Mosaico de Pensamentos e Textos

quarta-feira, março 14, 2007

Seja flexível com as alterações em seus planos

"Quando eu ponho alguma coisa (um plano) em minha mente, pode ser arriscado abandoná-la e seguir simplesmente o fluxo das coisas. Fui ensinado, e sei que é até certo ponto correto, que o sucesso, ou a execução bem-sucedida de um projeto, exige perseverança. Ao mesmo tempo, no entanto, a inflexibilidade cria uma enorme quantidade de estresse interior e é freqüentemente irritante e insensível com relação às outras pessoas.

Gosto de me dedicar a meus escritos nas primeiras horas da manhã. Posso ter, por exemplo, a meta de escrever duas ou três estratégias para este livro, antes que alguém da casa acorde. Mas o que acontece se minha filha de quatro anos acordar cedo e subir as escadas para me ver? Meus planos certamente serão alterados, mas como reajo? Posso ter como meta dar uma corrida antes de ir para o escritório. O que acontece se eu receber uma chamada urgente de meu escritório e tiver que cancelar a corrida?

Há uma quantidade enorme de exemplos potenciais na vida de cada um de nós – momentos em que nossos planos mudam subitamente, algo que pensávamos que fosse acontecer, não acontece, alguém não faz o que disse que iria fazer, você obtém menos dinheiro do que pensou que obteria, alguém altera seus planos sem seu consentimento, descobre que tem menos tempo do que planejou previamente, algo inesperado ocorre e por aí vai. A pergunta a se fazer é, o que é realmente importante?

Muitas vezes usamos a desculpa de que a frustração é uma conseqüência natural de nossa mudança de planos. Isso depende, no entanto, de quais são as suas prioridades. Será mais importante dar prosseguimento a um cronograma escrito e rígido ou se pôr à disposição da filha de quatro anos? Será que perder uma corrida de trinta minutos é motivo para se ficar aborrecido? A pergunta mais geral é: O que é mais importante, fazer o que quero e cumprir meus planos, ou aprender a seguir o fluxo? É claro que para se tornar uma pessoa mais pacífica, você tem que aprender a priorizar a flexibilidade, em vez da rigidez, na maior parte dos casos (embora haja, é claro, exceções). Também aprendi que há utilidade em esperar que uma certa percentagem de nossos planos mude. Se eu permitir cotas mentais de inevitabilidade, quando elas acontecerem, poderei dizer. Aqui está uma das inevitabilidades.

Você vai descobrir que se criar metas de flexibilidade coisas maravilhosas poderão lhe acontecer. Se sentirá mais relaxado, e ao mesmo tempo, não terá que sacrificar sua produtividade. Você talvez se descubra, inclusive, mais produtivo, porque não despenderá tanta energia se sentindo chateado ou preocupado. Eu aprendi a confiar em meus prazos, extrair o máximo de minhas metas, e honrar minhas responsabilidades, embora tenha que alterar, muitas vezes, meus planos ligeira ou completamente.

Finalmente, as pessoas à sua volta se sentirão mais relaxadas, também. Elas não se sentirão como se tivessem que pisar em ovos, caso seus planos tenham que ser alterados."

(extraído do livro “Não faça tempestade em copo d’água...” de Richard Calson)