Mosaico de Pensamentos e Textos

quarta-feira, fevereiro 28, 2007

Experiência com o bico de gás lá no fundo

Seu bico de gás lá do fundo é uma ferramenta excelente para recordar um fato ou promover um insight.. É uma maneira eficaz e simples de usar sua mente quando você começa a se sentir estressado. Usar seu bico de gás lá do fundo particular significa permitir à sua mente resolver um problema, enquanto você está ocupado fazendo alguma outra coisa, no momento presente.

O bico de gás lá do fundo de sua mente funciona da mesma maneira que o bico de gás lá do fundo de seu fogão. Quando está em fogo baixo, o processo de cozimento mistura, refoga e doura, processando os ingredientes na panela, misturamos, e os deixamos cumprindo sua tarefa. Na maior parte dos casos, quanto menos você interferir, melhor será o resultado.

De maneira muito semelhante, podemos resolver boa parte dos problemas de nossa vida (graves ou não), ao alimentar o queimador de nossa mente com uma lista de problemas, fatos e variáveis, e suas possíveis soluções. Do mesmo jeito que preparamos uma sopa ou molho, os pensamentos e idéias com que abastecemos o queimador de nossa mente devem cumprir um certo tempo, sozinhos, para cozinhar bem.

Quer você esteja lutando para resolver um problema, quer apenas não se lembre do nome de uma pessoa, o bico de gás lá do fundo está sempre disponível para ajudá-lo. Ele será capaz de colocar à sua disposição uma fonte calma, suave e muitas vezes inteligente de pensamentos prontos a solucionar assuntos para os quais não temos respostas imediatas. O queimador de fundo não é uma receita de recusa ou adiamento. Em outras palavras, embora você queira por os problemas no queimador de fundo, você não deseja, na verdade, desligá-lo. O que você quer é ganhar tempo com este problema, sem ser obrigado a analisá-lo ativamente, Esta técnica simples vai ajudá-lo a resolver muitos problemas e a reduzir imensamente seu estresse e esforço diário..

(extraído do livro “Não faça tempestade em copo d’água...” de Richard Calson)