Mosaico de Pensamentos e Textos

domingo, fevereiro 25, 2007

Deixe para os outros o mérito de estarem certos na maior parte das vezes

"Uma das perguntas mais importantes que devemos nos fazer é quero estar sempre certo – ou quero ser feliz? Muitas vezes, as duas coisas se excluem mutuamente!

Estar certo, defender suas posições, implica o emprego de uma energia mental expressiva e muitas vezes os distancia das pessoas em nossas vidas. A necessidade de estar certo – ou a necessidade de alguém estar errado – encoraja os outros a se defenderem, e nos pressiona a manter nossa defesa. No entanto, muito de nós (até eu, algumas vezes) gastamos uma boa parte de nosso tempo e energia tentando provar (e mostrar) que estamos certos e que os outros estão errados. Muitas pessoas, consciente ou inconscientemente, acreditam que é dever delas, por algum motivo, mostrar aos outros que suas posições, afirmativas, e pontos de vista estão incorretos, e que, assim fazendo, a pessoa que estão corrigindo vai, de alguma forma apreciar a correção, ou pelo menos aprender algo. Errado!

Pense no assunto. Alguma vez na sua vida você foi corrigido por alguém e disse para esta pessoa, que estava tentando ser correta? Obrigado por ter me provado que eu estava errado e você certo. Agora eu entendo. Cara, você é o máximo. Ou, alguém que você conhece alguma vez lhe agradeceu (ou sequer concordou com você) quando o corrigiu, ou mostrou-se certo à custa dele? Claro que não. A verdade é que, todos odiamos esse tipo de correção. Todos queremos que nossas posições sejam respeitadas e entendidas pelos outros. Ser ouvido e entendido é um dos maiores desejos do ser humano. E aqueles que aprendem a ouvir e entender são os mais amados e respeitados. Aqueles que têm por hábito corrigir os outros provocam ressentimentos e afastamento.

Não é que não seja nunca apropriado estar certo – algumas vezes você genuinamente precisa estar certo ou quer estar certo, Pode ser que haja algumas posições filosóficas que você não admita transigir, como quando você ouve um comentário racista, por exemplo. Aí é importante dizer o que vai em sua mente. Normalmente, no entanto, é o nosso ego que contribui para nosso velho hábito de outro modo, um encontro pacífico – o nosso velho hábito de precisar e querer estar certo.

Uma estratégia excelente e simpática para nos tornarmos mais pacíficos e amorosos é praticar, permitir aos outros a alegria de estarem certos, Deixe a glória para eles. Pare de corrigir. Por mais enraizado que seja este hábito, vale qualquer esforço ou prática. Quando alguém diz: Eu realmente penso que é importante..., em vez de correr para dizer. Não, mais importante é.... ou qualquer das milhares de outras formas de cortar uma conversa, simplesmente deixe a retórica fluir e o pensamento chegar ao fim. As pessoas em sua vida se tornarão menos defensivas e mais amorosas. Elas vão apreciá-lo mais do que você jamais terá sonhado ser possível, mesmo que não saibam o porquê. Você descobrirá o prazer da participação e do testemunho da felicidade de outras pessoas, que é muito mais compensador do que a batalha de egos. Você não tem que sacrificar suas verdades filosóficas mais profundas ou suas opiniões mais sensíveis, mas pode começar hoje mesmo, a deixar aos outros as certezas, a maior parte do tempo!”

(extraído do livro “Não faça tempestade em copo d’água...” de Richard Calson)