Mosaico de Pensamentos e Textos

segunda-feira, março 26, 2007

Seja mais paciente

“A virtude da paciência pode ajudar bastante no caminho para a criação de um self mais pacífico e amoroso. Quanto mais paciente você for, mais complacente será, em vez de insistir para que a vida seja exatamente como você gostaria que fosse. Sem paciência, a vida é extremamente frustrante. Você se torna facilmente irritável, aborrecido, entediado. A paciência aumenta a dimensão de bem-estar e compaixão em sua vida. É essencial para a paz interior.

Tornar-se mais paciente implica em abrir o coração para o momento presente, mesmo que você tenha dificuldades com relação a isso. Se você estiver preso num engarrafamento, atrasado para um encontro, abrir-se para o momento significa perceber-se construindo sua bola-de-neve mental e impedir que as coisas fujam ao controle, assim, lembrar-se gentilmente de relaxar. Pode ser igualmente um bom momento para respirar e uma oportunidade de se lembrar que, num panorama maior, estar atrasado é um copo d’água.

A paciência também envolve a visão da inocência nos outros. Minha mulher, Kris, e eu temos duas filhas de quatro e sete anos. Em muitas ocasiões, enquanto estava escrevendo este livro, minha filha de quatro anos entrava no meu escritório e interrompia meu trabalho, o que desconcentra o escritor. O que aprendi a fazer (na maior parte das vezes) é ver a inocência de seu comportamento em vez de focalizar nas implicações potenciais de sua interrupção (Não conseguirei acabar meu trabalho, vou perder o fio de meus pensamentos, esta era a minha única oportunidade de escrever hoje, e assim por diante). Eu fazia questão de me lembrar por que ela tinha vindo me ver. Porque ela me ama, não porque estivesse conspirando para arruinar meu trabalho. Assim que eu me lembrava de observar sua inocência, imediatamente conseguia recuperar um sentimento de paciência, e minhas atenções se voltavam para o momento presente. Qualquer irritação que eu estivesse construindo era eliminada e eu recordava, mais uma vez, de como era afortunado por ter filhas tão belas. Percebi que, quando você busca com profundidade, sempre consegue perceber a inocência nas pessoas tão bem quanto as situações potencialmente frustrantes. Quando você o faz, torna-se mais paciente e calmo e, de uma maneira estranha, começa a apreciar muitos momentos que anteriormente eram fonte de frustração.”

(extraído do livro “Não faça tempestade em copo d’água...” de Richard Calson)