Mosaico de Pensamentos e Textos

sábado, março 31, 2007

Sorria para estranhos, olhe em seus olhos, e diga olá

“Você já parou para pensar como evitamos olhar nos olhos os estranhos que encontramos? Por quê? Temos medo deles? O que nos impede de abrir nossos corações a pessoas que não conhecemos?

Eu não tenho as respostas para essas perguntas, mas sei que existe uma relação entre nossa atitude com estranhos e o nível geral de felicidade que experimentamos. Em outras palavras, é raro encontrar uma pessoa que ande por aí cabisbaixa, o cenho franzido, evitando as pessoas, e que seja, ao mesmo tempo uma pessoa pacifica e cheia de alegria.

Não estou querendo com isso dizer que é melhor ser extrovertido do que tímido, que você deva gastar quantidades extras de energia tentando abrilhantar o dia de outras pessoas, ou que você deva sempre parecer simpático. O que estou sugerindo é que se você parar para pensar que os estranhos são como você e os tratar não só com gentileza e respeito, mas olhando-os nos olhos, perceberá mudanças em você, também.

Você começará a ver que a maior parte das pessoas são exatamente como você – têm famílias, pessoas a quem amam, problemas, preocupações, gostos, desgostos, medos, e assim por diante. Vai perceber, igualmente, como as pessoas se tornam simpáticas e gentis quando você lhes estende a mão. Quando você percebe como somos todos iguais, entende que somos todos inocentes. Em outras palavras, embora muitas vezes façamos coisas erradas, a maior parte de nós quer fazer o melhor dentro das circunstâncias que o cercam. Perceber a inocência nas pessoas traz um sentimento profundo de felicidade interior. "

(extraído do livro “Não faça tempestade em copo d’água...” de Richard Calson)