Mosaico de Pensamentos e Textos

sábado, maio 10, 2008

Instruções para a vida





1 - Lembre-se que um negócio não está concluído enquanto o cheque não tiver sido compensado.

2 - Não queime pontes. Você ficará surpreso ao descobrir quantas vezes terá de atravessar o mesmo rio.

3 - Não queira fazer tudo. Aprenda a dizer não educada e rapidamente.

4 - Mantenha baixa as despesas gerais.

5 - Mantenha alta as suas expectativas.

6 - Aceite a dor e a decepção como partes da vida.

7 - Lembre-se que um casamento bem sucedido depende de duas coisas:
a) Encontrar a pessoa certa; b) Ser a pessoa certa.

8 - Encare os problemas como oportunidades para o crescimento e o autodomínio.

9 - Não acredite quando as pessoas lhe pedirem para ser absolutamente franco com elas.

10 - Não espere que a vida seja justa.

11- Torne-se um especialista na administração do tempo.

12 - Tranque seu carro, mesmo que esteja estacionado em sua própria garagem.

13 - Nunca vá dormir deixando pratos sujos na pia.

14 - Julgue o seu sucesso pela medida em que você está desfrutando de paz, saúde e amor.

15 - Elogie a comida quando estiver convidado na casa de alguém.

16 - Quando tentado a criticar seus pais, cônjuge ou filhos, emprego, igreja, salário, controle a língua.

17 - Nunca subestime a força do amor.

18 - Nunca subestime a força do perdão.

19 - Ouça os dois lados antes de julgar. SEMPRE.

20 - Aprenda a julgar sem ser desagradável.

21 - Seja cortês com todo mundo.

22 - Não aborreça as pessoas com os seus problemas. Quando alguém lhe perguntar como você vai, diga: "'Ótimo, melhor do que nunca". Quando perguntarem: "Como vão os negócios?", responda: "Excelentes, melhorando cada dia."

23 - Tenha tato. Nunca se indisponha propositadamente com alguém.

24 - Contenha a inveja. Ela é fonte de muita infelicidade.

25 - Busque oportunidades, e não segurança. Um barco no porto está seguro, mas com o tempo o fundo vai apodrecer.


(autor desconhecido)

quinta-feira, maio 01, 2008

Crie períodos de paciência prática

“A paciência é uma qualidade do coração que pode ser aumentada com a prática deliberada.
Um modo eficaz que encontrei de aprofundar minha própria paciência foi criar períodos de prática – períodos de tempo em que concentrei minha mente para praticar a arte da paciência. A vida, assim, passou a ser ela mesma, uma sala de aula onde o currículo desenvolvido é a paciência.
Você pode começar com períodos de cinco minutos e ir desenvolvendo sua capacidade de paciência, ao longo do tempo. Comece dizendo para si mesmo, OK, nos próximos cinco minutos não vou me deixar aborrecer por nada. Serei paciente. O que você descobrirá será surpreendente. Sua intenção de ser paciente, especialmente se souber que é apenas por pouco tempo, imediatamente aumenta sua capacidade de paciência. A paciência é uma dessas qualidades especiais nas quais o sucesso se alimenta. Assim que você conseguir atingir seus primeiros marcos – cinco minutos de bem sucedida paciência começará a perceber que, na verdade, tem capacidade de ser paciente por períodos mais longos. Com o tempo, você pode se tornar de fato uma pessoa paciente.
Como tenho filhos pequenos, talvez tenha melhores oportunidades de me exercitar na arte da paciência. Naqueles dias, por exemplo, que estou tentando dar importantes telefonemas e as duas meninas decidem disparar uma série de perguntas na minha direção, penso com meus botões: Agora é a hora certa para ser paciente, Pela próxima meia hora vou tentar ser o mais paciente possível (ou seja , venho trabalhando a sério, já cheguei a meia hora!). Deixando as brincadeiras de lado, realmente funciona – tem funcionado com a minha família. Enquanto me mantenho tranqüilo e não me deixo irritar ou aborrecer, consigo, calma, mas firmemente, direcionar o comportamento das crianças bem melhor do que quando perco a serenidade. O simples ato de voltar minha mente para o exercício da paciência me permite viver o momento presente de uma forma muito mais eficaz do que se eu estivesse chateado, pensando em quantas vezes isso aconteceu antes e me sentindo um verdadeiro mártir. E o que é melhor – meus sentimentos pacientes são freqüentemente contagiosos –eles parecem atingir as crianças que chegam à conclusão, por conta própria, que não vale a pena incomodar o Papai.
Ser paciente me permite manter minha perspectiva. Eu consigo lembrar, mesmo em uma situação difícil, que o que está diante de mim – meu desafio presente – não é vida ou morte” mas simplesmente um obstáculo menor que tem de ser enfrentado. Sem paciência, o mesmo panorama se torna uma emergência completa com gritos, frustrações, sentimentos feridos e alta pressão arterial. Não vale a pena. Quer você esteja diante de crianças, ou de seu patrão, ou de uma pessoa difícil, ou de uma situação – se você não quer fazer tempestade em copo d´agua, melhorar o seu desempenho de paciência pode-se tornar um bom começo.”

(extraído do livro “Não faça tempestade em copo d’água...” de Richard Calson)